28/09/2011

Presente para os brasilienses

por Penny Lane

O filme de abertura da 44ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no dia 26, foi o tão esperado Rock Brasília - A Era de Ouro, do cineasta Vladimir Carvalho e produção de Marcus Ligocki Jr.

O filme conta a história das principais bandas brasilienses nascidas nos anos 80, e que colocaram Brasília definitivamente no mapa do rock´n roll mundial. Com cenas reais da época e vários depoimentos de personagens da chamada “Era de ouro” do rock nacional, uma época pré-jabá onde as rádios tinham liberdade musical para escolher o que queriam tocar. Os shows no Foods e na Zoom dão um choque na memória dos que viveram a época mágica.

Em meio às quadras do Plano Piloto e a Colina, a história do rock nacional ganhava páginas de glória, redigidas por integrantes da Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Uma entrevista de Vladimir com Renato Russo em pleno boom da Legião traz recordações boas e arranca risadas da platéia. A ironia do gênio do rock brasileiro passeia por momentos não tão charmosos de uma época de repressão e censura.

Mais emocionante é o depoimento do professor Briquet, pai de Fê e Flávio Lemos, que com seu jeitinho paternal arrancou lágrimas do público. Outro momento a ser destacado é o relato sobre a causa mortis de Renato Russo: “ele morreu de depressão, não de HIV”, relata Carmem Tereza, irmã do cantor. A película mostra também o quanto a vida de Renato foi chacoalhada pelo show da Legião no Mané Garrincha em 1988.

O documentário é uma obra prima do cinema nacional. Expõe um período em que a juventude, por mais oprimida que fosse, encontrou uma forma de dizer o que pensava através de uma linguagem universal.

Parabéns aos produtores e atores do filme, especialmente Vladimir Carvalho que como poucos, encontrou uma forma nobre e emocionante de declarar seu amor a Brasília. Nós agradecemos o presente!

2 comentários:

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails