03/11/2008

Na Rota do Rock Brasília

Entre os dias 3 e 6 de dezembro acontecerá um festival itinerante bem interessante chamado Na Rota do Rock Brasília. Itinerante porque cada dia do festival será em uma casa diferente e interessante porque traz uma escalação bem variada que mescla bandas veteranas e novatas e, o mais importante, mescla bandas de todos os estilos.
A montagem do band list das etapas foi bem sacada, arriscada é verdade, mas escalar bandas bem diferentes no mesmo dia é sempre bom pra quebrar os preconceitos na cabeça da galera das tribos. Eu já conheço algumas das bandas que participarão, então farei uma breve resenha de cada uma e as que eu não comentar é porque não ouvi o suficiente para opinar.
As veteranas Detrito Federal e Bois de Gerião eu conheço bem. A primeira é veteraníssima, da geração dos 80, contemporânea de Plebe Rude, Legião e Capital, só pra constar as três nacionais. O Detrito Federal, hoje, faz o mesmo punk rock cru e engajado do início, com o folclórico vocalista Alex Podrão (O Tim Maia do rock brasiliense, pois também costuma “não ir” aos shows, hehehe) e o último dos punks vivos, o Bosco. O Bois de Gerião é uma veterana mais jovem, a primeira vez que os vi foi em 1995 em um lugar chamado Balakobako, e fiquei intrigado com aqueles moleques muito novos que tentavam misturar hardcore com ska, com naipe de metais inclusive. No ano seguinte eu formei uma banda com o mesmo baterista deles na época, o Jason, e pude acompanhar mais de perto o Bois, que chegou a ser apontado como a próxima banda a estourar, em 1996. Hoje eles fazem um som diferente do que faziam no início. A saída do lado punk da banda, o Jason e o vocalista e compositor Toco, fez com que eles, depois de se enveredar pelo pop, hoje se assemelhem mais ao Skank que ao Operation Ivy. Mas, independente do estilo ou época, o Bois de Gerião sempre foi bom de palco.
Das bandas pauleiras, o Galinha Preta, do meu chapa Frango, é uma insanidade do começo ao fim, uma psicopatodelia extrema. A música Parem de rir de Mim é o encontro do Frank Zappa com o Extreme Noise Terror, uma obra de arte. Hardcore rápido. O Quebraqueixo é a banda dos meus amigos de infância Evandro e Berma (ambos ex-Royal Street Flash) e tocam com eles o Paulinho Mattos (ex-Mel da Terra) na guitarra e o Herman no baixo, o som da banda é um hardcore old school, influenciado por Suicidal Tendencies, com uns momentos Beastie Boys, destaque pras letras muito boas. A mesma linha que segue o Macakongs 2099. E tem o Terror Revolucionário que segue a linha do Napalm Death e pra quem, como eu, não se assusta com som pesado, é uma banda muito boa.
Das bandas novatas o Festival Na Rota do Rock Brasília traz algumas bandas que eu também conheço. O Alcoopop faz um som que se parece muito com o das bandas brasilienses dos anos 80. É uma banda de vocal feminino com forte influência do pós-punk e um toque electro. O Superquadra é uma banda nova formada por veteranos como o vocalista Cláudio Bull (ex-Divine). E por isso é uma banda bem certa do que faz, um pop rock electro dançante, e o faz com competência. O Gilbertos Come Bacon, sobre a qual postei recentemente, é outra das revelações recentes escaladas para o festival.
A grande supresa do evento é o anunciado retorno d’Os Cabeloduro aos palcos com sua formação original. Uma boa oportunidade para os antigos fãs reencontrarem os clássicos dos anos 90 e para a galera nova conhecer a banda que sempre fez um dos shows mais dinâmicos da história do rock brasiliense. Podrinho, Ralph, Gazú e Daniel estarão juntos novamente depois de uma separação de anos, tempo em que a banda se rebatizou Cabeloduro e lançou em 2005 um bom disco (mas, renegado pelos antigos fãs) chamado Tudo o que a gente tem, o vocalista foi o Marcelo Vourakis (ex-Maskavo Roots).

Enfim, desejo sorte à organização do festival, em especial à Tamara Góes que é também responsável pelo site xará Rock Brasília.

Confira as datas, locais e bandas do Na Rota do Rock Brasília:

Dia 3 de dezembro no Uk Brasil Pub (411 sul):
The Pro
Galinha Preta
Watson
Bois de Gerião

Dia 4 de dezembro no Blues Pub (Taguatinga, QS 03, lote 13):
Brown-Há
Pelicanos da Lua
Quebraqueixo
ARD

Dia 5 de dezembro no Blackout Bar (904 sul, Clube da Asefe)
Os The Los
Terror Revolucionário
Superquadra
Rafael Cury and the Booze Bros
Detrito Federal
Etno

Dia 6 de dezembro no Gate´s Pub (403 sul)
Alcoopop
Bruto
Macakongs 2099
Gilbertos Come Bacon
Os Cabeloduro

Abaixo o clipe da música Pinga com Limão, com Os Cabeloduro

3 comentários:

  1. MUITO OBRIGADA Renato! Conto com a sua presença no festival, ok? Beijão!

    ResponderExcluir
  2. E aê Renato! Só pra corrigir uns lances: o Herman do Quebraqueixo nunca tocou no Sunburst e pelo que eu sei, quem canta no Terror Revolucionário é o Felipe CDC, só se ele conseguiu a grana pra mudança de sexo hahahahaha!!!!

    ResponderExcluir
  3. hahahahahahahahaha!

    Correções feitas, mas lembro da cara do Herman de algum lugar. Cara, eu vi o Terror Revolucionário uma vez com uma mina de cabelo roxo, que cantava no Mayombe, mandando um vocal sinistro....

    ResponderExcluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails